ANTES DO ARQUITETO

Como posso te ajudar?

Prepare-se para responder a essa pergunta no seu primeiro encontro com o novo arquiteto.

_______________________________

Para poder elaborar uma proposta, prever prazos e preços para o projeto, ele tem que saber exatamente do que você precisa.

Pode parecer estranho, mas a maioria dos clientes para projetos de clinicas e consultorios não têm isso claro quando procuram a gente.

É claro que muitas das respostas nós ajudamos a responder.

Por exemplo, se você quer realizar pequenos procedimentos cirúrgicos ambulatoriais, nós arquitetos ditos “hospitalares” saberemos te dizer quais os ambientes necessários para realizar tais procedimentos com agilidade e segurança, e ainda atender a todas as exigências legais.

Mas há uma série de questões que só você poderá responder e que sem as respostas o arquiteto não poderá começar a trabalhar. Muitas vezes não poderá nem mesmo elaborar uma proposta responsável para você.

(Digo responsável, pois há profissionais que, para “pegar” seu projeto a qualquer custo, dirão que está tudo ótimo e que será fácil e barato, adiando os problemas para depois de assinado o contrato – muitas vezes até do aluguel do imóvel – e você não tiver mais como voltar atrás).

“Depois a gente resolve”

Ano passado fui procurada para elaborar o projeto de uma clínica pediátrica. Vou contar algumas partes da negociação que ilustram bem o que estou dizendo.

Comecei fazendo perguntas de praxe, que para o médico podem parecer irrelevantes, mas veja só como são importantes.

  • qual a faixa etária dos pacientes?. Eles ainda não tinham definido. Semanas depois disseram que de zero a 15 anos. “Então vai ter consultório ginecológico?” Com certeza haverá procura por ginecologia anos antes dos 15: vão atendê-las ou encaminhar a outra clinica? Não sabiam: “Que diferença faz? Depois a gente decide isso”. A diferença é enorme, pois o consultório de ginecologia deve dispor de sanitário privativo e espaço e privacidade diferenciadas na área de exames.
  • “Vai oferecer odontologia?” Hoje a odontologia preventiva se inicia nos primeiros anos de vida. Não tinham pensado nisso. O consultório do dentista tem instalações especiais. 
  • Além dos serviços assistenciais, estão os bastidores. “Vão esterilizar materiais na clínica ou terceirizar, ou usar só descartáveis?” Não tinham pensado nisso. As salas de lavagem e esterilização de materiais, embora pequenas, devem atender a um fluxo de biossegurança.
  • “E os resíduos, vão segregar recicláveis?” O espaço e a localização dos compartimentos para resíduos são complicados em clínicas com fachadas estreitas.

São só alguns exemplos para mostrar para você que as informações que o arquiteto precisa para poder atender suas necessidades e realizar seu sonho de uma clínica ideal vão muito além da cara que você imagina para ela ou do número de consultórios.

Quanto melhor  resolvidas essas questões antes de procurar o arquiteto, mais ágil e tranquila correrá a elaboração do seu projeto e a execução da sua obra.

E o principal: muito melhor será o resultado final!

Para Te Ajudar A Preparar As Respostas Necessárias Para Um Bom Projeto De Arquitetura, Preparei Este

Roteiro ANTES DO ARQUITETO

São 4 Cadernos Com As Principais Perguntas Cujas Respostas Otimizarão O Processo De Elaboração Da Proposta E Do Próprio Projeto Arquitetônico Para Sua Clínica

Você faz download GRATUITO dos cadernos em formato PDF e tem duas formas de preencher os camos das respostas:

  • digitando as respostas diretamente no caderno digital e salvando no seu computador, ou
  • imprimindo o caderno e preenchendo-o a mão.

Como você preferir!

Para o caso de você ter alguma dúvida na interpretação das perguntas, ou se não tiver certeza se a pergunta se aplica ao seu caso, junto a cada caderno você receberá acesso a um vídeo no qual eu percorro todas as perguntas comentando cada uma com exemplos, para te ajudar a responder.

Uma vez preenchidos os cadernos, você vai ver como não só você terá mais claros seus objetivos para expôr ao arquiteto, como também para você mesmo! 

São grandes as chances de você encontrar nos cadernos alguns aspectos da sua clínica nos quais você nem tinha pensado antes.

BAIXE SEUS CADERNOS E VÍDEOS DO

ROTEIRO ANTES DO ARQUITETO

GRATUITAMENTE

(Não se preocupe, o fato de usar meu Roteiro não te obriga a contratar meus serviços!

Faça bom uso e torço para que contribua para você alcançar seu sonho de clínica =)

VEJA ABAIXO OS TEMAS DE CADA CADERNO

1 | PONTO DE PARTIDA

Na primeira etapa você descreverá seu ponto de partida do ponto de vista do imóvel. 

Vai reformar um existente? Construir do zero? Alugar uma sala comercial?

Se tiver dúvidas, não hesite em assistir o vídeo à direita. =)

2 | SEU PÚBLICO

Nesta segunda etapa você analisará seu público. Afinal, quem realmente é seu público? Como ele é?

Quais cuidados específicos devem ser tomados ao pensar os espaços que você vai oferecer a ele?

3 | OPERAÇÕES

Esta etapa é mais trabalhosa, mas certamente te fará pensar em detalhes que talvez tenham escapado, quanto ao funcionamento da clínica.

Só com esses detalhes claros e decididos poderemos saber exatamente como devem ser os fluxos e as dimensões dos ambientes.

4 | EXPECTATIVAS

Ufa! Chegou a última parte… e a mais gostosa!

O que você espera da arquitetura da sua clínica? Qual é sua visão futura do visual, materiais, iluminação… que “cara” ela vai ter?

PARA RECEBER OS CADERNOS E OS VÍDEOS EM SEU EMAIL, BASTA CLICAR NO BOTÃO ABAIXO 

“O arquiteto e urbanista deve oferecer propostas para a prestação de serviços somente após obter informações necessárias e suficientes sobre a natureza e extensão dos serviços profissionais solicitados por seu contratante.”

Código de Ética e Disciplina para Arquitetos e Urbanistas

CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DE SÃO PAULO

CONTATO

| ellen@hospitalsustentavel.com

| Celular | WhatsApp 55 11 94504-1111

| Skype ellen-hardy

© 2017-2018 hospitalsustentavel.com | Todo o conteúdo é de autoria de Ellen Hardy, exceto quando sinalizado o contrário.